-
Arquitetos: Benjamin Goñi Arquitectos, Claro + Westendarp Arquitectos
- Área: 430 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cintac, Cintac®, JUNG, Tecma
Uma casa entre árvores em uma encosta. O terreno está localizado às margens de um lago no sul do Chile e segue de colinas íngremes até a margem do lago com uma inclinação significativa e várias árvores nativas. O projeto partiu do ponto de que nenhuma árvore poderia ser tocada e que a casa deveria ser construída entre elas, combinando ao mesmo tempo a vista dos vulcões, do lago e da vegetação.
O maior desafio foi, uma vez escolhida a posição e as árvores em torno das quais seria situada a casa, como superar a inclinação que chegava a quase 45 graus. Para isso, decidiu-se fixar metade da casa no terreno e a outra metade em palafitas.
O projeto é organizado como dois retângulos de quartos paralelos localizados na direção da encosta em diferentes níveis, abrigando o quarto principal e uma sala de estar no retângulo superior, e os quartos das crianças no retângulo inferior. Ambos são cruzadas e conectados pelo volume dos espaços comuns, com maior amplitude, que abriga o acesso, cozinha, sala de jantar, sala de estar e terraço.
Visto que a área onde o projeto está localizado recebe muita chuva durante o ano, propõe-se um volume simples para evitar problemas de tal natureza. Dessa forma, o telhado sobre o volume do quarto inferior é usado como um terraço coberto. Toda a casa é revestida com ripas de lariço de demolição; uma madeira que não precisa de manutenção e é ideal para ambientes chuvosos. O interior é revestido com pinus local.